A importância do sono no controle da dor

26 de maio de 2022

Muitas pessoas não se atentam sobre a importância do sono no controle da dor e na qualidade de vida em geral.


Segundo a Sleep Health Foundation, a dor e a baixa qualidade do sono têm uma relação de mão dupla: a dor atrapalha o sono e o sono sem qualidade piora a dor.


Então, podemos afirmar que o sono sem qualidade ou a ausência de sono aumenta a sensibilidade das vias cerebrais à dor.


Os efeitos perturbadores da dor no sono são bem conhecidos pela maioria de nós. A dor pode tornar nosso sono mais leve, aumentar o número de vezes que acordamos ou até mesmo nos impedir de voltar a dormir, uma vez acordados.


Por exemplo, a dor crônica nas costas é conhecida por estar frequentemente associada à diminuição da qualidade e duração do sono. Dessa maneira, mais da metade das pessoas com dor crônica nas costas tem insônia significativa.


Além disso, quase todos os pacientes com fibromialgia (uma condição crônica associada com dor musculoesquelética generalizada) relatam problemas de sono.


Assim, os tratamentos para a dor, geralmente, melhoram a quantidade e a qualidade do sono, assim como tratar problemas de sono ajuda a reduzir a dor.


Qual a relação do sono com a dor? 


O sono é fundamental para restaurar o corpo das atividades diárias. Além disso, é quando dormimos que nosso organismo produz diversos hormônios e neurotransmissores que auxiliam na modulação da dor.


Assim, quando o paciente tem um sono pobre e/ou fragmentado, ele reduz a capacidade do cérebro de lidar com os efeitos de estímulos desagradáveis.


Por exemplo, em condições como a fibromialgia, as vias nervosas dentro do cérebro são mais sensibilizadas. Assim, o paciente tem uma reação aumentada ao toque e à dor, o que pode levar a um sono instável que, por sua vez, piora a dor.


Dessa maneira, podemos dizer que o sono e a dor possuem uma relação muito forte e afetam um ao outro.


Como ter um sono de qualidade?



sono-qualidade-dr-andre-kirihara-medico-fisiatra-sao-paulo


Existem algumas práticas, com ou sem medicação, para aumentar as chances do paciente ter um sono de qualidade, por exemplo:


  • Use estratégias de relaxamento para reduzir a tensão no corpo que pode aumentar a dor (por exemplo, tome um banho quente, experimente fazer exercícios de relaxamento ou respiração profunda);
  • Aprenda habilidades de meditação e atenção plena (mindfulness);
  • Esteja ciente de que a ansiedade pode aumentar a maneira como você sente dor, então, evite qualquer atividade que lhe cause ansiedade à noite;
  • Use a medicação apropriada conforme prescrito pelo seu médico. Contudo, esteja atento, pois o alívio da dor com opióides, a curto prazo, pode aumentar os riscos de respiração desordenada do sono e, a longo prazo, pode causar respiração anormal ao dormir.
  • Se receber indicação médica, faça compressas de calor antes de dormir;
  • Use travesseiros sob as pernas, quadris ou joelhos para melhorar o conforto na cama;
  • Se for inevitável usar o celular antes de dormir, procure deixá-lo no modo noturno;
  • Evite atividades agitadas no período da noite, como exercícios intensos ou jogos;
  • À noite, evite o consumo de álcool e alimentos estimulantes, como o café, canela, chocolate e pimentas;
  • Consuma chás relaxantes, como camomila e erva-cidreira.


Qual a importância do sono de qualidade no tratamento da dor? 



sono-dor-dr-andre-kirihara-medico-fisiatra-sao-paulo


Dormir na quantidade e qualidade adequadas pode ajudar no controle da dor. Isso porque, quando dormimos, nosso corpo descansa e se recupera dos esforços do dia.


Além disso, produz substâncias importantes para a redução de problemas, como estresse, ansiedade e depressão, bem como ajuda o cérebro a lidar com a modulação da dor.


Dificilmente teremos um bom tratamento para dor crônica que não passe por uma avaliação e adequação do sono.


Ademais, tratar um distúrbio do sono, como insônia ou apneia, pode levar ao melhor controle da dor em pessoas com esses problemas.


Assim, caso você sofra de alguma dor crônica ou baixa qualidade do sono, procure um médico especializado no assunto para te auxiliar.


Acredite, isso pode fazer toda diferença na sua qualidade de vida e bem-estar!


Formação Dr. André Kirihara

  • Graduado na Faculdade de Medicina de Jundiaí;
  • Residência em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP);
  • Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR);
  • Preceptor na Especialidade de Medicina Física e Reabilitação no HCFMUSP nos anos de 2015 e 2016;
  • Certificação em Tratamento por Ondas de Choque pela Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC) e pela International Society of Medical Shockwave Treatment (ISMST);
  • Membro Efetivo da SMBTOC e ISMST desde 2015;
  • Médico Assistente do Ambulatório de Pesquisa em Tratamento por Ondas de Choque do Instituto de Medicina de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da USP / Rede Lucy Montoro;
  • Médico da Axis Clínica de Coluna.
Agendar Consulta
doença-autoimune-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
19 de maio de 2022
Quer entender como é a reabilitação de uma Doença Autoimune? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e aborda o assunto!
reumatismo-reabilitacao-dr-andre-kirihara-medico-dor-sao-paulo
12 de maio de 2022
Como será a reabilitação do paciente com Reumatismo? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e fala mais sobre este importante tema!
lesao-esporte-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
3 de maio de 2022
Quer entender mais sobre as Lesões no Esporte? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica quais as principais e como prevenir!
como-desinflamar-corpo-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
26 de abril de 2022
Como desinflamar o corpo com medidas diárias? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre este importante assunto!
osteoporose-dr-andre-kirihara-fisiatra-sp
19 de abril de 2022
O que você sabe sobre a Osteoporose? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre o tratamento e a prevenção desta doença!
acupuntura-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
12 de abril de 2022
Será que a Acupuntura pode me ajudar? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre este tratamento!
viscossuplementacao-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
5 de abril de 2022
Quer entender mais sobre a Viscossuplementação? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica este tratamento!
dor-ombro-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
29 de março de 2022
Quais as causas e tratamentos para Dor no Ombro? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e fala sobre esta condição!
dor-joelho-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
22 de março de 2022
Dor no Joelho: é possível tratar sem cirurgia? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre os possíveis tratamentos!
compressa-quente-fria-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
15 de março de 2022
Devo fazer compressa quente ou fria? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica como utilizar as compressas corretamente!
Mais Posts
Share by: