Lesões no esporte: quais as principais e como prevenir

3 de maio de 2022

De acordo com o United Kingdom National Health Service (NHS.UK), as lesões no esporte podem ser definidas como um processo patológico que interrompe a rotina de treinamento ou competição e pode levar o atleta a procurar tratamento médico.


Quais os esportes que mais geram lesões?


De acordo com o National Safety Council (NSC), em 2020 o ciclismo foi o maior esporte recreativo responsável por lesões nos Estados Unidos com cerca de 426.000 casos seguido pelos exercícios com ou sem equipamentos, skate, basquetebol, natação e futebol.


Já um estudo publicado no Orthopaedic Journal of Sports trouxe que os esportes que mais geram lesões no mundo são: squash, judô, luta olímpica, basquete, futebol, hóquei, voleibol, caratê, tênis, badminton, esportes com motor, hipismo, corrida, skate, crossfit, ciclismo, caminhada e natação.


Ressaltamos que, no Brasil, os esportes comumente praticados que podem gerar lesões são, principalmente, o futebol, vôlei, corrida, ciclismo, natação, crossfit, tênis, dentre outros.  


Quais as principais lesões esportivas?


As lesões esportivas podem afetar quase qualquer parte do corpo, incluindo músculos, ossos, articulações e tecidos conjuntivos (tendões e ligamentos). Normalmente, os tornozelos e joelhos são particularmente propensos a lesões.


Entorses e distensões são o tipo mais comum de lesão esportiva, sendo a diferença entre elas:


  • Entorse - acontece quando um ou mais dos ligamentos são esticados, torcidos ou rasgados;
  • Distensão muscular - acontece quando os tecidos ou fibras musculares são esticados ou rasgados.


Os sintomas de uma entorse ou distensão podem incluir dor, inchaço, hematomas e sensibilidade ao redor de uma articulação ou de um músculo.

Além disso, pode ser difícil mover a região afetada.


Ademais, a sobrecarga esportiva pode gerar outros problemas, como bursites e tendinites, além de pequenas fraturas nos ossos, que podem se agravar com o tempo. 


Quais as principais causas de uma lesão? 


As lesões esportivas podem ocorrer por diversos fatores, por exemplo:


  • Acidente, como uma queda ou golpe forte;
  • Falta de aquecimento e alongamento apropriados;
  • Uso de equipamento inadequado;
  • Erros na técnica do exercício;
  • Aumento abrupto na carga ou frequência de treino.


Não são somente os atletas profissionais que sofrem lesões. Praticantes não profissionais ou recreativos estão ainda mais sujeitos às lesões esportivas.


dor-treino-dr-andre-kirihara-fisiatra-saoo-paulo


No geral, o exagero ou a falta de orientação na hora de se exercitar pode fazer com que muitos atletas amadores (ou atletas de final de semana) sofram com as lesões esportivas. 


Por isso, é essencial observar como seu corpo responde a cada movimento após a execução dos exercícios físicos, além de aumentar a intensidade progressivamente, sem pressa.


Quando saber que é a hora de procurar um médico?


Quando o paciente sofre uma lesão, pode ter dor imediata, sensibilidade, inchaço, hematomas e movimento restrito ou rigidez na área afetada.


Às vezes, esses sintomas podem ser perceptíveis apenas algumas horas após o exercício ou a prática de esportes.


Nestes casos, será essencial parar de se exercitar, uma vez que continuar a praticar exercícios pode causar mais danos e retardar a recuperação.


Se os sintomas não melhoram com o repouso, será preciso visitar um médico para fazer o diagnóstico e propor o tratamento mais indicado.


Em casos de lesões graves, como um osso quebrado ou deslocamento, procure o médico o mais rápido possível.


Como será o tratamento de uma lesão sofrida no esporte?


Geralmente, o próprio paciente poderá tratar pequenas lesões da seguinte forma:


  • Descansar a parte afetada do corpo nas primeiras 48 a 72 horas para evitar mais danos;
  • Aplicar regularmente uma bolsa de gelo na área afetada durante as primeiras 24 horas para reduzir o inchaço, evitar deixar o gelo no local mais do que 10 minutos;
  • Usar analgésicos para aliviar a dor.


Em casos de lesões mais sérias, precisaremos iniciar um protocolo de reabilitação que pode contar com fisioterapia e/ou educador físico e avaliação e correção do gesto esportivo do paciente.


Lesões graves, ocasionalmente, exigirão um procedimento ou operação para alinhar os ossos mal posicionados, consertar ossos quebrados ou reparar ligamentos rompidos.


Dependendo do tipo de lesão, o paciente pode levar algumas semanas ou meses para ter uma recuperação completa.


O retorno para a atividade deverá ser gradual, sempre respeitando a dor e contando com o acompanhamento do médico especializado.


É possível prevenir as lesões no esporte?


Podemos reduzir o risco de lesões com algumas medidas, por exemplo:


  • Aquecer adequadamente antes do exercício;
  • Não forçar o corpo além do nível de condicionamento físico atual;
  • Usar equipamentos certos - por exemplo, tênis apropriado para corrida, caneleiras para futebol e capacete para ciclismo;
  • Contar com apoio de um preparador físico para aprender técnicas corretas.



dor-academia-dr-andre-kirihara-fisiatra-saoo-paulo


Assim, caso esteja iniciando em uma nova atividade, não deixe de buscar o aconselhamento e treinamento de um profissional capacitado.


Além disso, caso sinta dores associadas ao esporte que não cessam com o repouso em algumas semanas, procure um médico especialista para te ajudar.


Formação Dr. André Kirihara

  • Graduado na Faculdade de Medicina de Jundiaí;
  • Residência em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP);
  • Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR);
  • Preceptor na Especialidade de Medicina Física e Reabilitação no HCFMUSP nos anos de 2015 e 2016;
  • Certificação em Tratamento por Ondas de Choque pela Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC) e pela International Society of Medical Shockwave Treatment (ISMST);
  • Membro Efetivo da SMBTOC e ISMST desde 2015;
  • Médico Assistente do Ambulatório de Pesquisa em Tratamento por Ondas de Choque do Instituto de Medicina de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da USP / Rede Lucy Montoro;
  • Médico da Axis Clínica de Coluna.
Agendar Consulta
importancia-sono-controle-dor-dr-andre-kirihara-medico-fisiatra-sao-paulo
26 de maio de 2022
Você sabia que existe grande Importância do Sono no Controle da Dor? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais!
doença-autoimune-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
19 de maio de 2022
Quer entender como é a reabilitação de uma Doença Autoimune? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e aborda o assunto!
reumatismo-reabilitacao-dr-andre-kirihara-medico-dor-sao-paulo
12 de maio de 2022
Como será a reabilitação do paciente com Reumatismo? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e fala mais sobre este importante tema!
como-desinflamar-corpo-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
26 de abril de 2022
Como desinflamar o corpo com medidas diárias? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre este importante assunto!
osteoporose-dr-andre-kirihara-fisiatra-sp
19 de abril de 2022
O que você sabe sobre a Osteoporose? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre o tratamento e a prevenção desta doença!
acupuntura-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
12 de abril de 2022
Será que a Acupuntura pode me ajudar? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre este tratamento!
viscossuplementacao-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
5 de abril de 2022
Quer entender mais sobre a Viscossuplementação? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica este tratamento!
dor-ombro-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
29 de março de 2022
Quais as causas e tratamentos para Dor no Ombro? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e fala sobre esta condição!
dor-joelho-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
22 de março de 2022
Dor no Joelho: é possível tratar sem cirurgia? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica mais sobre os possíveis tratamentos!
compressa-quente-fria-dr-andre-kirihara-fisiatra-sao-paulo
15 de março de 2022
Devo fazer compressa quente ou fria? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica como utilizar as compressas corretamente!
Mais Posts
Share by: