Acupuntura: será que pode me ajudar?
Segundo o United Kingdom National Health Service (NHS.UK), a acupuntura é um tratamento derivado da antiga medicina chinesa no qual agulhas finas são inseridas em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.
Assim, a acupuntura é muitas vezes vista como uma forma de medicina complementar ou alternativa.
Ou seja, indicamos a acupuntura como primeira linha de tratamento para as doenças e lesões em casos específicos.
Existe comprovação científica dos benefícios da acupuntura?
Os resultados de vários estudos sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar tipos de dor que geralmente são crônicas, como dor lombar, dor no pescoço e osteoartrite ou dor no joelho.
Quando indicamos o tratamento?
Atualmente, o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) recomenda considerar a acupuntura como uma opção de tratamento para:
- Dor crônica (de longo prazo);
- Dores de cabeça crônicas do tipo tensional;
- Enxaquecas.
Além disso, frequentemente usamos a acupuntura para tratar outros tipos de dores e condições musculoesqueléticas (dos ossos e músculos), por exemplo, a dor nas articulações, pós-operatória e de dente.
Como é uma sessão de acupuntura?
Uma sessão inicial de acupuntura, geralmente, dura de 20 minutos a 1 hora e envolve uma avaliação da saúde geral do paciente, de seu histórico médico, bem como a execução de exame físico.
Após avaliação completa, o terapeuta pode iniciar a terapia com as agulhas.
Normalmente, os cursos de tratamento envolvem várias sessões separadas, mas isso pode variar conforme cada caso.
Inserção das agulhas
As agulhas da acupuntura são inseridas em locais específicos do corpo, que os praticantes chamam de pontos de acupuntura.
Durante a sessão, o terapeuta pode solicitar ao paciente para se sentar ou deitar. Além disso, poderá ser necessário remover algumas roupas para que seja possível acessar certas partes do corpo.
As agulhas que o terapeuta utiliza são muito finas e, geralmente, têm alguns centímetros de comprimento. Devem ser pré-esterilizadas e de uso único, ou seja, o terapeuta deve descartá-las imediatamente após o uso.

A escolha dos pontos específicos para colocar as agulhas ocorrerá com base na condição do paciente. Assim, é possível estimular vários pontos durante uma sessão, dependendo do número de sintomas.
Outra informação é que as agulhas podem ser inseridas logo abaixo da pele ou mais profundamente para atingir o músculo.
Então, uma vez que as agulhas estejam no lugar, elas podem permanecer na posição por um período de alguns minutos até cerca de 30 minutos.
Será comum sentir um formigamento ou uma dor incômoda na inserção das agulhas. No entanto, a dor não deve ser significativa e, se assim for, é preciso informar o médico imediatamente.
Quais são os principais benefícios da acupuntura?
A acupuntura médica ocidental envolve o estímulo dos nervos sensoriais sob a pele e nos músculos.
Isso resulta na produção de substâncias no corpo, como endorfinas, que auxiliam a aliviar as dores.
Então, acredita-se que essas substâncias liberadas naturalmente sejam as responsáveis pelos efeitos benéficos da acupuntura.
No geral, um protocolo com várias sessões cria um alívio da dor mais duradouro do que quando uma única sessão é usada.
Uma crença da acupuntura tradicional é que uma energia, ou "força vital" conhecida como Qi, flui através do corpo em canais chamados meridianos.

Quando o Qi não flui livremente pelo corpo, isso pode causar doenças. Então, acredita-se que a acupuntura possa restabelecer o fluxo de Qi e, assim, restaurar a saúde.
Há contraindicações para a realização?
Quando realizada por um profissional qualificado, a acupuntura geralmente é muito segura. Raramente, algumas pessoas experimentam efeitos colaterais leves e de curto prazo, por exemplo:
- Dor onde as agulhas perfuram a pele;
- Sangramento ou hematomas;
- Sonolência;
- Sensação de tontura ou desmaio;
- Agravamento dos sintomas pré-existentes.
Todavia, pacientes com distúrbio hemorrágico, como hemofilia, ou que estão tomando anticoagulantes devem conversar com o médico antes de fazer o procedimento.
Além disso, não recomendamos que pacientes com alergia a metais ou com alguma infecção pré existente nos locais a serem estimulados realizem a acupuntura.
Um outro ponto de atenção são as mulheres gestantes. Geralmente, é seguro fazer acupuntura durante a gravidez, mas é essencial avisar o terapeuta, pois certos pontos não são seguros nesta fase.
Geralmente, por quanto tempo o paciente deve seguir com o tratamento?
Alguns especialistas sugerem que se a dor não começar a melhorar dentro de 6 a 8 semanas com as sessões de acupuntura, possivelmente, este pode não ser o tratamento certo.
O mais importante é contar com o apoio de médicos capacitados que indiquem a acupuntura corretamente e façam o devido acompanhamento para avaliar a evolução do quadro do paciente.
Então, se você tem dores e sofre com condições crônicas, procure um fisiatra para te auxiliar e indicar o melhor tratamento para seu caso!
Formação Dr. André Kirihara
- Graduado na Faculdade de Medicina de Jundiaí;
- Residência em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP);
- Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR);
- Preceptor na Especialidade de Medicina Física e Reabilitação no HCFMUSP nos anos de 2015 e 2016;
- Certificação em Tratamento por Ondas de Choque pela Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC) e pela International Society of Medical Shockwave Treatment (ISMST);
- Membro Efetivo da SMBTOC e ISMST desde 2015;
- Médico Assistente do Ambulatório de Pesquisa em Tratamento por Ondas de Choque do Instituto de Medicina de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da USP / Rede Lucy Montoro;
- Médico da Axis Clínica de Coluna.