É um tratamento que vem ganhando cada vez mais destaque, dado seus resultados positivos na melhora do quadro dos pacientes.
O ácido hialurônico é uma substância que existe em vários organismos e, quando não está ligado a outras moléculas, liga-se à água e torna-se gelatinoso.
Foi isolado pela primeira vez em 1934 por Karl Meyer. No entanto, foi Balazs que popularizou o nome hialuronano ao usá-lo para abranger as várias formas que a molécula pode assumir: a forma ácida, como o ácido hialurônico, e a forma salina, como o hialuronato de sódio.
Inclusive, Balazs é considerado o pioneiro no uso dessa substância para o tratamento da osteoartrite.
O ácido hialurônico está presente em diversas estruturas do nosso corpo, como no líquido sinovial existente em muitas de nossas articulações.
Todavia, quando falamos das injeções de ácido hialurônico, a substância que usamos é sintetizada artificialmente.
Este procedimento pode ser utilizado para tratar a osteoartrite em diversas articulações, como por exemplo, o joelho, quadril, tornozelo e ombro (com e sem ruptura do manguito rotador).
Dessa maneira, a viscossuplementação traz benefícios importantes, como a proteção da articulação, redução de citocinas pró-inflamatórias (regulador natural da inflamação dos tecidos) e diminuição da dor.
Vale ressaltar que alguns estudos mostraram a necessidade de mais estudos para o tratamento da osteoartrite do quadril com esta terapia.
Na viscossuplementação, injetamos o ácido hialurônico, um fluido semelhante a um gel, na articulação.
O procedimento é realizado em sala de procedimento médico de hospitais ou consultórios com anestesia local e leva de 20 a 30 minutos.
Podemos contar com auxílio de exames de imagem para auxiliar o processo e, logo após a finalização, o paciente já recebe alta.
A injeção intra-articular de ácido hialurônico tem basicamente três objetivos principais:
Normalmente, os resultados surgem de 1 a 4 semanas mais tarde do que surgiriam caso realizássemos uma injeção com corticosteróides.
No entanto, além dos resultados serem diferentes, os efeitos da viscossupplementação duram de 6 meses a 1 ano.
Além disso, para alguns casos, poderemos recomendar mais de 1 aplicação para alcançar o resultado esperado.
Os efeitos colaterais mais comumente relatados associados às injeções são:
No entanto, essas reações são toleráveis, passageiras e podemos controlá-las com medicamentos ou compressas frias. Além disso, nem sempre elas ocorrem.
Logo após a realização do procedimento, indicamos manter alguns cuidados por cerca de 48 horas, a depender do local, por exemplo:
No entanto, o paciente poderá retomar suas atividades diárias normais, caso elas não demandem excessivamente da região tratada.
A viscossuplementação geralmente é reservada quando já tentamos outras opções de tratamento que não tenham aliviado a dor do paciente.
Assim, quando seus efeitos cessam, poderemos realizar o procedimento novamente, com intervalo mínimo de 6 meses.
Além disso, ressaltamos a importância de aliar outros tratamentos à viscossuplementação, como a fisioterapia para fortalecimento, alongamento e recuperação dos movimentos da articulação acometida.
Então, o ideal será contar com um médico para traçar um plano adequado de tratamento para seu caso.
Procure um especialista caso você sinta dores ou outros desconfortos nas articulações!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. ANDRÉ KIRIHARA
Graduado na Faculdade de Medicina de Jundiaí e Residência em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Também é Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
ESPECIALIDADES
Fisiatria
Ondas de Choque
Tratamentos
ACESSO RÁPIDO
Início
Especialidades
Artigos
Dr. André Kirihara - CRMSP 150083 | RQE 53202 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT